quarta-feira, 22 de junho de 2011

Morangos reforçam glóbulos vermelhos.



Estudos apontam que os morangos fortalecem os glóbulos vermelhos frente o estresse oxidativo

UM ESTUDO CIENTÍFICO DA UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DE MARCHE (UNIVPM, NA ITÁLIA) E A UNIVERSIDADE DE GRANADA (UGR, ESPANHA) APONTAM QUE OS MORANGOS FORTALECEM OS GLÓBULOS VERMELHOS FRENTE O ESTRESSE OXIDATIVO, UM DESEQUILÍBRIO RELACIONADO COM DIVERSAS DOENÇAS.
ATÉ AGORA TINHA TENTADO CONFIRMAR A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DOS MORANGOS MEDIANTE EXPERIMENTOS 'IN VITRO', MAS AGORA, O GRUPO DE PESQUISADORES CONSEGUIU DEMONSTRÁ-LA 'IN VIVO'.
PARA ISSO, SEGUNDO PUBLICAM NA REVISTA FOOD CHEMISTRY, DERAM A 12 VOLUNTÁRIOS 500 GRAMAS DIÁRIOS DE MORANGOS (DA VARIEDADE 'SVEVA') AO LONGO DE CADA JORNADA.
DURANTE 16 DIAS FORAM TIRADAS MOSTRAS DE SANGUE: EM QUATRO, OITO, 12 E 16 DIAS, E UM MÊS MAIS TARDE.
OS RESULTADOS REVELAM QUE O CONSUMO REGULAR DESTA FRUTA PODE MELHORAR A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DO PLASMA SANGUÍNEO E A RESISTÊNCIA DOS GLÓBULOS VERMELHOS A SUA HEMÓLISE (FRAGMENTAÇÃO) OXIDATIVA.
"AVERIGUAMOS QUE ALGUMAS VARIEDADES DE MORANGOS APRESENTAM MAIOR RESISTÊNCIA DOS ERITRÓCITOS FRENTE O ESTRESSE OXIDATIVO, O QUE PODE SER MUITO REPRESENTATIVO SE CONSIDERAR QUE ESTE FENÔMENO DESENCADEIA GRAVES PATOLOGIAS", EXPLICARAM OS PESQUISADORES.
A EQUIPE ANALISA AGORA AS VARIAÇÕES QUANDO SE INGERE MENOS QUANTIDADE DE MORANGOS (O CONSUMO HABITUAL COSTUMA SER UM COPO AO DIA COM 150 A 200 GRAMAS).
"O IMPORTANTE É QUE FAÇAM PARTE DE UMA DIETA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA, DENTRO DAS CINCO PORÇÕES DIÁRIAS DE FRUTAS E VERDURAS", APONTARAM.
"NO LABORATÓRIO TAMBÉM ESTÃO ANALISANDO DIFERENTES VARIEDADES DE MORANGOS, JÁ QUE CADA UMA TEM SUAS PRÓPRIAS QUANTIDADES E PROPORÇÕES DE ANTIOXIDANTES", EXPLICARAM.
OS MORANGOS APRESENTAM GRANDE QUANTIDADE DE COMPOSTOS FENÓLICOS, COMO OS FLAVONÓIDES, QUE DIMINUEM O ESTRESSE OXIDATIVO.
TAL DESEQUILÍBRIO OCORRE EM ALGUMAS SITUAÇÕES PATOLÓGICAS (COMO A DOENÇA CARDIOVASCULAR, O CÂNCER OU O DIABETES) E FISIOLÓGICAS (NASCIMENTO, ENVELHECIMENTO, EXERCÍCIO FÍSICO) ENTRE A AGRESSÃO QUE PRODUZEM "ESPÉCIES REATIVAS DO OXIGÊNIO" - OS RADICAIS LIVRES, EM PARTICULAR - E AS DEFESAS ANTIOXIDANTES DO ORGANISMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário